Clique para dar um up!

PORQUE NÓIS NUM TÁ AQUI PRA SER LEGAL

sábado, 14 de dezembro de 2013

Operação Delegada, prioridade municipal?

Segue carta redigida para ser apresentada ao prefeito Haddad e seus secretários na reunião do Conselho da Cidade. Estamos recebendo adesões de organizações e movimentos.

Operação Delegada, prioridade municipal?

O gestão Haddad se autodefine como um governo popular. De fato, o atual prefeito foi eleito com o voto massivo das periferias paulistanas e é apoiado por um conjunto importante de forças ligadas aos movimentos sociais da cidade. Também é verdade que muitos espaços de diálogo com a população foram fortalecidos, retomados ou criados, em consonância com o desejo daqueles que defendem uma democracia plena.

Um dos importantes momentos de consulta do primeiro ano de mandato foram as audiências públicas relativas à proposta apresentada pela gestão para o seu Plano de Metas. Naquele momento foi expressa de forma contundente a demanda, especialmente em plenárias nas periferias, da retirada de uma meta que até então constava no Plano: a Operação Delegada. A Operação, como define o próprio documento do Plano de Metas, é um “acordo entre a Prefeitura e o Governo do Estado em que o policial militar faz hora extra oficialmente e recebe pagamento da prefeitura de São Paulo”.

O texto descritivo da meta dizia: “Reformular a Operação Delegada utilizando 1/3 do efetivo para o patrulhamento noturno em áreas com altos índices de violência.” Mas porque a população pobre, negra e periférica se oporia a essa proposta?

Ora, responsável por alguns dos piores momentos da história da segurança pública no Brasil, como o Massacre do Carandiru, polícia militar paulistana tem mantido a incrível média de 508 mortes oficiais por ano. Em 2006 foi agente de uma resposta violenta contra as periferias, quando houve várias denúncias de execução sumária, motivando a criação das Mães de Maio, formada por familiares de jovens pobres assassinados por policiais. Em 2012 mais uma nova onda de mortes levaram o então Delegado Geral da Polícia Civil, Marcos Carneiro de Lima, a reconhecer a possibilidade da existência de grupos de extermínio na polícia - denunciados também na reportagem "Em cada batalhão da PM tem um grupo de extermínio" (Caros Amigos, 2012)-, além de apontar que as vítimas tiveram suas fichas criminais consultadas antes de serem mortas. A relação civil morto x policial morto na capital em 2012 foi de 35,8, quando as referências do que seria tecnicamente admissível indicam um coeficiente máximo de 10,0 civis por PM. Como aceitar a versão de mortes em confronto?

Quando, no ano passado, a Operação Saturação da PM ocupou a favela de Paraisópolis, várias situações de abuso foram denunciadas pelos moradores e associações. Uma adolescente de 17 anos foi atingida no olho por uma bala de borracha e perdeu a visão. No início de 2013 foi a região do Campo Limpo que sofreu os horrores da violência policial. Ali, um grupo de PMs, conhecidos dos moradores do bairro, foi responsável por uma chacina de 8 pessoas em janeiro, conhecida pela execução do Dj Lah, e que motivou a ida dos secretários municipais de Direitos Humanos e de Promoção da Igualdade Racial à região para uma audiência pública em que o município também foi chamado a agir. Os poucos familiares que se dispuseram a denunciar foram duramente intimidados, enquanto os policias continuavam a agir livremente na região. Os movimentos que procuraram o Secretário Estadual de Segurança ouviram de seu assessor que não havia canal de denúncia seguro.

Frente a uma polícia altamente letal, que conta com o funcionamento de grupos de extermínio no seu interior, que vai às periferias disposta a executar jovens pobres, sobretudo negros, sem a possibilidade de denúncia, quem se sentirá seguro com a proposta da Operação Delegada?

Aperentemente, foi por conta dessas questões que, após o ciclo de consultas, a secretária de planejamento Leda Paulani reconheceu o problema: “A população reclamou muito da violência dos policiais. A Operação Delegada não era uma meta nossa de campanha e não é prioridade do governo. Segurança é uma questão de Estado que o Município contribui na medida do possível.” Assim, justificou a retirada dessa política do Plano de Metas.
Contudo, ao apresentar a Proposta Orçamentária Anual para 2014 e o Plano Plurianual 2014-2017, o mesmo governo não só ressuscitou a proposta, mas também deu a ela prioridade absoluta. A Operação Delegada deverá receber, segundo esse documentos, um aporte de R$ 110 milhões por ano, o que representa mais de 2,5 vezes o orçamento destinado à Guarda Civil Metropolitana (que por sua vez, deverá contar com pouco mais de R$ 45 milhões/ano).

Isso nos leva, inevitavelmente, a nos perguntar qual o papel que o município assume para si em relação à segurança pública. Será que ao invés de pensar o problema da segurança de forma inovadora, investindo numa GCM que seja capaz de garantir o respeito aos direitos humanos e prevenir a violência, a gestão prefere assumir o discurso de guerra, de investimento do policiamento ostensivo e armado, que vem se mostrando ineficiente e brutal?

E como um governo pode, de um lado se propor a combater o racismo e a mortalidade de jovens negros por meio da criação de uma Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e do Programa Juventude Viva e, ao mesmo tempo, investir pesadamente na Polícia Militar? Porque a fala do seu Secretário de Direitos Humanos, Rogério Sotilli, que se posicionou contrário à Operação, não foi ouvida?

O resultado disso está bem registrado: no final de outubro passado no Parque Novo Mundo um policial da Operação Delegada assassinou a tiros um jovem de 17 anos, um dia após a execução do jovem Douglas por outro PM, quando antes de morrer perguntou ao seu matador: “Porque o senhor atirou em mim?”

São jovens como Douglas, cidadãos pobres e negros como Amarildo que mostram a necessidade de reinventar a segurança pública no país e também na cidade de São Paulo. Um governo que se diz popular não pode repetir os velhos erros em relação ao tema, ou a velha prática das elites nacionais de eliminar e descartar a sua população pobre por meio do uso da força policial, sobretudo de forma ilegal e violenta.

Para que se faça o uso legítimo do termo “governo popular”, o governo Haddad precisa urgentemente colocar em prática o que ouviu do povo nos espaços de diálogo. Não à
Operação Delegada. Não à violência policial. Não à morte da juventude preta, pobre e periférica. Por uma cidade que respeite os direitos humanos de seus cidadãos, independente de classe, gênero, raça ou orientação sexual. Por uma gestão efetivamente democrática e popular.

Assinam:

Gabriel Di Pierro, membro do Conselho da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário